segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Indecisão e Desânimo

Tiago 4:8-10
8. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo (INDECISÃO), purificai os corações.
9. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
10. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Não importa há quanto tempo estamos na igreja, não importa a idade que temos, sempre teremos fases de desânimo em nossas vidas. Sempre aparecerão situações em que a indecisão surgirá, algumas vezes mais fácil de reverter, mas outras mais duras e difíceis.

Neemias 4:6-23 (Superação do desânimo)
6. Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar. (estavam na metade da obra)
7. E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo,
8. E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento.
9. Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.
10. Então disse Judá: Já desfaleceram as forças dos carregadores, e o pó é muito, e nós não poderemos edificar o muro.
11. Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles, e os matemos; assim faremos cessar a obra.
12. E sucedeu que, vindo os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram: De todos os lugares, tornarão contra nós.
13. Então pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus ao povo pelas suas famílias com as suas espadas, com as suas lanças, e com os seus arcos.
14. E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e temível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.
15. E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos, e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um à sua obra.
16. E sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus servos trabalhava na obra, e metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os líderes estavam por detrás de toda a casa de Judá.
17. Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam, cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas.
18. E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo.
19. E disse eu aos nobres, aos magistrados e ao restante do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.
20. No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós.
21. Assim trabalhávamos na obra; e metade deles tinha as lanças desde a subida da alva até ao sair das estrelas.
22. Também naquele tempo disse ao povo: Cada um com o seu servo fique em Jerusalém, para que à noite nos sirvam de guarda, e de dia na obra.
23. E nem eu, nem meus irmãos, nem meus servos, nem os homens da guarda que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um tinha suas armas e água.

Qual a origem do desânimo?
Para Neemias, a origem do desânimo não foram os inimigos Sambalate e Tobias (inimigos, opositores desde o início), pois dos inimigos não esperamos nada.

Salmos 55:12-14 (Não era o inimigo)
12. Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.
13. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.
14. Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.

Todo o desânimo de Neemias, veio do próprio povo de Judá, uma tribo de dentro. Judá murmurando, outros judeus vizinhos.

“Não podemos ouvir pessoas negativas, pois é impossível não sermos afetados”

“O inimigo usa pessoas que amamos, pessoas que nos amam para nos atacar (pessoas de dentro), pois dessas pessoas sim esperamos muito. Pegamos como exemplo pessoas dentro da nossa própria casa.”

A perda de forças e de segurança são sintomas do desânimo.

Porque pararmos na metade da obra??

Eles já não conseguiam ver o muro terminado, já não conseguiam andar pela esperança!

Muitas vezes aparecem escombros (entulho) em nossos caminhos e não sabemos o que fazer com eles. Queremos nos desfazer desses escombros! Mas meus irmãos entendam que, para Deus concluir a obra, Ele usa esses escombros! Não despreze os escombros, pois um dia podem ser escombros e no outro podem se tornarem grandes obras!

Como vencer o desânimo?
Um jeito muito simples de começar a lutar contra o desânimo é não ignorá-lo. Reconheça o problema e enfrente-o. Você tem autoridade sobre sua vida!

Reúna esforços com a mesma meta!
Fique com sua família, tire um tempo para ficar somente com ela, pois seu lar é uma fonte básica para o encorajamento.
Dê uma pausa, pare por um tempo. Suma, viaje se for necessário, fique um tempo com você mesmo e Deus! Lembrando que não adianta tirarmos um tempo para ficarmos sozinhos, se nesse tempo não buscarmos a Deus! Precisamos nesse tempo clamar por Ele!
“As vezes precisamos de um tempo sozinhos  para sentirmos falta de algo, e assim dar realmente valor”. A dor é necessária!
Sirvam! Ajudem o próximo!
Tenha amigos que você possa compartilhar suas alegrias e tristezas, seus problemas e suas conquistas. Até Jesus tinha amigos, porque você não terá?!

Caso queira ser a pessoa mais infeliz desse mundo, pense sempre só em você, seja egoísta e egocêntrico. Não tenha amigos, não se abra com ninguém, não ame e não permita ser amado, assim você alcançara seu objetivo sem muito esforço!

“Deus não vai te dar o muro pronto, mas Ele vai te dar forças, fé, ânimo e recursos para a conclusão da boa obra!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário