quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Crescimento, sempre um desafio!

I Coríntios 13:11
11. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Efésios 4:13
13. Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Deuteronômio 32:1-12 (cântico de Moisés)
1. Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
2. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
3. Porque apregoarei o nome do SENHOR; engrandecei a nosso Deus.
4. Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
5. Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.
6. Recompensais assim ao SENHOR, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?
7. Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações: pergunta a teu pai, e ele te informará; aos teus anciãos, e eles te dirão.
8. Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.
9. Porque a porção do SENHOR é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
10. Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.
11. Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,
12. Assim só o SENHOR o guiou; e não havia com ele deus estranho.

Fase de transição que o povo estava entrando.
Deus tem grandes vôos para sua vida, mas primeiro Ele irá te ensinar a voar.

*Águia, sabe identificar o momento em que os seus filhotes precisam aprender a voar. Ela leva seus filhotes para passear em sua asa, de repente ela começa a bater suas asas e seus filhotes no susto aprendem a voar, senão cairiam. Se não for na primeira vez, ela da essa “aula” novamente. É uma decisão benéfica.

Ninguém gosta de deixar “o ninho”.
Crescimento é quando o fácil vai embora e de repente tudo fica difícil. É uma fase de questionamentos. É a hora que você se sente sozinho / abandonado. A falta dessa percepção desse discernimento espiritual acaba atrapalhando seu relacionamento com Deus, acaba atrapalhando os seus que Deus tem para sua vida.

Os Israelitas recebiam sustento / cuidado sobrenatural. Após chegarem à terra prometida as coisas mudam, eles teriam que “trabalhar” para se alimentarem, mas eles não teriam só o maná, mas sim muitas outras coisas. No inicio de nossa caminhada nós experimentamos o maná, temos altas experiências sobrenaturais, Deus dá um jeito de falar conosco. Sem esforço nenhum Deus se revelou a nós, pelo período que nos foi necessário, mas depois de um tempo parece que a fonte seca. Enquanto você estava no ninho Deus levava o alimento até sua boca, agora é a hora que você terá que buscar Deus de verdade, agora você precisará fazer por onde.
No inicio você tem sinais maravilhosos, tem cura, tudo sem fazer força nenhuma, agora quando chega o momento do seu crescimento, de sair do ninho, muitos pensam em desistir, muitos pensam que todas as tribulações do mundo estão sobre sua cabeça, parece que tiraram o seu chão... e nessa hora lhes digo “você precisa apreender a voar”. Você precisa crescer a ponto de ouvir a voz de Deus!
Saia do ninho comece a bater suas asas. Busque pela voz de Deus, ele irá falar com você! Porque vai chegar uma hora que você será uma grande águia, que debaixo de suas asas terão “aguiazinhas” que você as ensinará a voar.
Jesus suportou tudo, Ele só passou a gritar quando começou a se sentir rejeitado por Deus! “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?” Jesus precisou passar por isso! (Hebreus 5:7-9)

Êxodo 16:14-15 e 31-35 (sustento sobrenatural)
14. E quando o orvalho se levantou, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra.
15. E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o SENHOR vos deu para comer.
31. E chamou a casa de Israel o seu nome maná; e era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel.
32. E disse Moisés: Esta é a palavra que o SENHOR tem mandado: Encherás um ômer dele e guardá-lo-ás para as vossas gerações, para que vejam o pão que vos tenho dado a comer neste deserto, quando eu vos tirei da terra do Egito.
33. Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e põe nele um ômer cheio de maná, e coloca-o diante do SENHOR, para guardá-lo para as vossas gerações.
34. Como o SENHOR tinha ordenado a Moisés, assim Arão o pôs diante do Testemunho, para ser guardado.
35. E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.

Deuteronômio 29:5-6 (40 anos de cuidados sobrenaturais)
5. E quarenta anos vos fiz andar pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o vosso sapato no vosso pé.
6. Pão não comestes, e vinho e bebida forte não bebestes; para que soubésseis que eu sou o SENHOR vosso Deus.

Êxodo 13:21-22(tinham orientação diária)
21. E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.
22. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.

Êxodo 13:17-18 (ausência de guerra)
17. E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.
18. Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário